O que é gelo seco?
O Anidrido de Carbono, Gelo de Carbono ou Gelo Seco é Dióxido de carbono (CO²) em estado sólido, que libera a baixíssima temperatura de -79ºC. O CO² não é combustível nem alimenta a combustão. Em ambientes fechados diminui a concentração de oxigênio, aumentando a de gás carbônico. É um gás incolor e inodoro, usado em alguns extintores de incêndio e para carbonar bebidas com gás. É compacto, tem elevada densidade e liberta três vezes mais frio que um mesmo volume de gelo hídrico (0ºC) sem deixar qualquer resíduo líquido. Devido ao choque térmico com o ar atmosférico ou com água quente, libera densa e fria névoa branca, como uma neblina que permanece ao nível do chão por ser 1,5 vezes mais pesada que o ar, muito utilizada na produção de efeitos especiais, perecível, se dissipa rapidamente em contato com a atmosfera ou espaços vazios dentro do recipiente. Prático e eficiente na refrigeração/congelamento de perecíveis, o Gelo Seco envolve os produtos a serem resfriados de forma homogênea de cima para baixo e se acumula nas áreas mais baixas do recipiente. É bacteriostático e fungistático, propriedades que inibem a proliferação de microorganismos devido à baixísima temperatura. Não é tóxico e mantém no material refrigerado a aparência e a qualidade originais com uma ação eficaz e prolongada.
Como o Gelo Seco é produzido?
O Gelo Seco é produzido à partir do dióxido de carbono, o (CO2), gás que expelimos na respiração. Embora o gás carbônico esteja presente na atmosfera, a indústria coleta matéria prima do resíduo da produção de outras substâncias. A produção de amônia, por exemplo, libera CO2, que é levado por um duto até para um tanque. Nesse lugar, ele é resfriado e comprimido até atingir uma temperatura de -28 ºC e uma pressão de 300psi, cerca de dez vezes a pressão dentro de um pneu de carro. A partir daí, abre-se a válvula que fecha o tanque num ambiente com pressão normal. Quando isso ocorre, o CO2 se expande. Metade dele vira sólido, metade vira gás. A parte sólida é o Gelo Seco, que é prensado no formato de blocos, cubos ou pequenos cilindros e enviados para comercialização.
Como posso conservar o Gelo Seco após a compra?
Não é possível conservar Gelo Seco em freezeres ou similares. Para isto ocorrer, a temperatura do local de estoque teria de ser igual ou inferior aos -79ºC, o que não é possível em recipientes comuns, refrigeradores ou similares. A subtração de volume do Gelo Seco é estimada em 30% a cada 24hs de exposição à atmosfera. Portanto, é preciso calcular o Tempo necessário de refrigeração x Quantidade de produto (principalmente em caso de viagens com transporte refrigerado) e acondicionar uma quantidade suficiente (prevendo atrasos e imprevistos) para suportar todo o percurso, assegurando que o material não se perca.
Como posso acondicionar o Gelo Seco?
O gelo seco pode ser acondicionado em tambores, container ou caixa de isopor com sistema de alívio de pressão. O agente que acelera a perda de volume do Gelo Seco é a troca de calor com a atmosfera. Por isso, evite aberturas desnecessárias no recipiente que contém Gelo Seco, evitando que ele se evapore.